10/04/07

Concurso Parque das Camélias – Porto 2001




Concurso Parque das Camélias – Porto 2001
Porto (2001) 3º Prémio
As praças são os locais de estadia por excelência e o Porto carece deste tipo de espaços. O olhar é atraído para a praça por um edifício que a remata a nascente, com um ritmo de aberturas condizente com a imagem da construção dos séculos XVIII/XIX na cidade. A torre de serviços tem um carácter simbólico e de referência, próprio de uma cultura influenciada pelo Barroco de que a cidade tem alguns exemplos.
Na habitação proposta os acessos efectuam-se a partir do primeiro piso subindo, ou do piso quatro descendo, procurando-se uma relação com a arquitectura preexistente no local: marcação dos elementos verticais da estrutura e horizontais que separam os pisos, caixa de escadas por cada conjunto de três pisos de apartamentos sobrepostos equivalente à construção em lote, até ao desenho da caixilharia nomeadamente a verticalidade que acentuam esse carácter.
Igualmente se procurou nessa cultura construtiva experimentada e testada ao longo dos séculos e adaptada ao clima do Porto uma relação material: azulejo nos alçados posteriores e a mudança para vidro duplo, material com características isolantes de humidade e temperatura, equivalentes ao primeiro.