26/03/07

Auditório da J. F. Campanhã







Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã
Porto (2001/2005)

O projecto consta da readaptação de um edifício existente construído no início do século XX onde funcionou uma escola primária "Conde Ferreira" e transformá-lo num auditório para a Junta de Freguesia com os respectivos espaços de apoio.
Pretendeu-se manter a traça original e a leitura do edifício pré-existente apesar da introdução de dois novos volumes em estrutura de aço e vidro: um para sanitários e outro para permitir a criação de um foyer/hall de entrada. Nos vãos encerrados por motivo do novo programa, realizou-se o tapamento com mármore branco, nas janelas introduziu-se um único vidro e nos vãos de portas modificou-se para portas de segurança construídas em chapa de aço inox.
Do interior do corpo principal, retiraram-se todas as paredes divisórias das salas de aula e transformou-se num único espaço com: palco, plateia e construio-se uma caixa para sala de projecção. O tecto falso existente foi desmontado ficando à vista as asnas em madeira do vão do telhado o que permitiu aumentar a altura do interior, adaptando-se assim à nova dimensão espacial.
No exterior um pátio protegido do arruamento por uma parede, permite a projectação de cinema ao ar-livre.